Pois eu posso ser o próximo a morrer amanha! E o Ciclo da Vida não pode parar!!!
13 fevereiro 2011
27 janeiro 2011
Meu Discurso de Colação de Grau - 2010
Lembram-se de quando éramos crianças e nossa maior preocupação era, tipo, se íamos ganhar uma bicicleta no natal ou qual seria a sobremesa mesmo antes de comer o jantar? Pois é hoje nossas preocupações são ouras, hoje nós somos adultos e ser adulto não tem a menor graça... eu falo sério.... Fomos iludidos pela possibilidade moramos sozinhos, pelas festas, ou somente pela ausência dos pais sem nos dizer o que fazer o tempo todo. Ser adulto é ter LIBERDADE diria alguns, liberdade com RESPONSABILIDADE diriam outros. E grande parte desta Responsabilidade aprendemos no decorrer de nossos quatros anos de formação.
Ao entrarmos na faculdade encontramos pessoas com as mais diferentes personalidades e com elas nos envolvemos de alguma forma, e estas, diferentes entre si foram peças fundamentais pra nosso amadurecimento. Eu considero que este relacionar-se é uma forma de aprendizado aparte, que contribuiu para nosso entendimento holístico do ser humano, Segundo ensinamentos de Marcia Melzer. Dividimos medos, lágrimas, incertezas e inseguranças. Mas somamos entusiasmo, forças e alegrias. A presença dos colegas tornou mais amena nossa jornada, Juntos lapidamos os conhecimentos dos nossos queridos professores que nos mostraram o real valor da palavra responsabilidade.
E esta responsabilidade levaremos para nossas vidas profissionais, Porque quando eu falo em responsabilidade eu quero dizer que O enfermeiro precisa ter visão ética, política e crítica da realidade de saúde nacional, regional e local, características que, associadas ao conhecimento técnico-científico, são essenciais para nossa profissão, não é verdade professora Lia. Da mesma forma que é de nossa responsabilidade planejar e implementar programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde. E mesmo trabalhando de forma multidisciplinar, precisamos ter visão integral do ser humano. Para tanto, a profissão exige, entre outros atributos, conhecimentos de comunicação, porque seremos eternos educadores. O enfermeiro pode exercer funções assistenciais, gerenciais, de ensino e de investigação científica, aplicando seus conhecimentos na qualificação da prática profissional. Pode atuar em hospitais públicos e privados, clínicas de saúde, assistência ambulatorial e domiciliar, auditorias, no ensino médio, superior e de pós-graduação, em laboratórios de pesquisa e em empresas, como enfermeiro do trabalho, além de participar de entidades representativas da categoria e dos movimentos sociais na área da Saúde. Esta nossa nobre profissão, por muitos considerado um dom ou uma dadiva, vai aquém das nossas necessidades humanas básicas, ela pode e ira ser essencial de forma direta ou indireta nas vidas de pacientes, amigos e familiares. Mas não importa se por vezes não sejamos reconhecidos ou aclamados, o importante é a certeza de dever cumprido.
Nestes quatro anos de faculdade, ouvimos por muitos que nossa sala era diferente, ou melhor como diria nossa charmosa professora Luzana é uma turma EXCELENTE. A faculdade nos possibilitou irmos bem longe, e nesse tripé de nossa formação, permear de forma saudável por algumas – reomamos o CA, participamos da executiva nacional de enfermagem, participando até da ocupação da Mantenedora, fomos a Congressos estudantis e cunho científicos, formamos a Liga Acadêmica de Tuberculose, realizamos teatros – lembram-se da peça Vista Minha Pele pra aula Comunicação Humana da professora Sumie - entre outras atividades. Conhecemos mestres e mestres e a eles só tenhemos a agradecer, pedimos desculpas a aqueles que de alguma forma machucamos. Em particular eu direi que talvez o meu erro e hoje admito tê-lo, foi não ter sido extremamente politico, mas com muita honra levei do nosso ilustre professor Juvenal o apelido carinho de Che Guevara da enfermagem. Às vezes me sentir cansado, vencido, mas como Che minha conduta é de guerrilha, e a incerteza do amanha eu destruo hoje com dignidade e hombridade, atributos de meu caráter e estes vem de berço. Vem de minha mãe sabia por natureza me ensinou além de fé e lealdade, e tenho certeza que fui extremamente leal aos meus valores.
Mas esta noite senhora e senhores, Esta noite não é somente minha, esta noite não trata apenas de mim. Peço agora desculpas a meu caro colega Youri, pois esta noite- Trata-se principalmente dessas grandes colegas, estas nobres mulheres, estas Enfermeiras - profissão marcada pela presença feminina – 90% dos profissionais no Brasil são mulheres. – Mulheres que executam duplas ou ate tripla jornada – sendo estudantes, mães e dando conta de seus lares, algumas enquanto estudantes já no mercado de trabalho, vinham do plantão pra aula – o cansaço muitas vezes visíveis, algumas vezes ate tiravam um cochilinho – no é mesmo Renata, Simone, Clara, junta-se a este time Michele e Angealine. E quando precisavam acorda-las chamávamos a Mayara ou a Mariana com suas vozes estridentes - Papagaio. Pra juntar-se a essas vozes vem a Fabiola chegando com sotaque catarinense. De certo não poderia faltar na sala as meiguinhas – Nath e Belha – mas nao se deixem enganar, elas tem personalidades fortissimas. E tratando-se de personalidade, temos as marcantes da Priscila, Roberta, Ludmila e Renata. Tem a nervosa, chegando a quase uma neurose da Adriana, mas sempre esforçada e em se tratar de esforço aquela que ainda bem que é bonitinha da Heloa.... e se o requito for beleza eis que surge a Miss Florence – A Claudinha. Mas poucas sao orientadas no tempo e espaço – desta somente a maezona da Sabrina, a gatissima da Tati ou aquela que possui o bochecha mais gostosa que ja mordi – a Aline. E toda turma tem a turma da bagunça e nesta eu tambem me incluo. Temos a sarrista da Cristiane, a tagarela da Daiane e a nossa sempre atrasada da Karol.
E eu convido aos formandos a esbravejarem com todo amor, com nossas vozes o nome de nossa vocação, essa que será nossa missão quem sabe a mais nobre de todas. Todos os formandos peço que fiquem de pé e cantem comigo: A Enfermagem é moo legal......é super legal.
Senhoras e senhores desculpem-me o disparate. E como diria nosso queridíssimo professor Juvenal - Guardadas as devidas brincadeiras eu farei nesse momento um grande pedido: não abandonemos nossa ingenuidade nem os sonhos de outrora, e mesmo crescidos sejam quais forem nossas responsabilidades de amanha e não mais tendo um ao outro como colegas, mas sim a doce lembrança destes sublimes 4 anos. E é por eles que eu peço, não vamos nos esquecer jamais do nosso maior dever nesta jornada chamada VIDA – Sejamos felizes.
E pra encerrar eu gostaria de citar o ensinamento que levarei comigo em minha jornada profissional, ensinamento de Uma grande Mestra desta faculdade a qual dedico todo meu carinho e admiração, A nossa professora Margarida – esta em minha ultima avaliação me falou – que não importa onde os outros querem ou achem que eu deva chegar, seja num postinho de uma cidadezinha ou num mega hospital de uma grande metrópole - o importante, é que eu seja feliz onde eu determinou e se me permitir chegar.Senhoras e Senhores: Meu muito Obrigado.
Jachson Bispo
Dedicatória do TCC
As Forças que nos protegem e nos orientam, seja com for que as vemos e chamamos, abençoando meus pés e a minha caminhada. A minha mãe Dinalva e minha vó Miuda, por representarem meu maior exemplo e experiência de amor, caridade e sabedoria, sobretudo, pelo apoio e dedicação. Ao Fabio, meu fiel cumplice, que compartilha comigo tudo que a vida proporcionar. Aos meus familiares (Sara, Celia, Chico, Yonmar e Anderson); Aos meus amigos Sergipanos – Mora, Val (Mamis), Berg, Tele, Terlan, Sandra, Kiko, Ruth, Luciana, Cida, Thabata, Kel, Mary, Daisy Carla, Berg², Rui, Rogério, Prof. Ariscógenes, Nadja, Neide, Danilo e Aos Santistas – Alex, Carla, Crau, Sizo, Gi, Ivone, Cleber, Bruno, Rubens, Edi, Ruben, Domingos, Nick, Walter, Angealine, Fernando, Fabrício, Patrícia (Paty), Vanessa, Ruy, Caromi, Maíra por representarem meus referenciais de honra, lealdade, coragem e determinação. A todos, que como eu, celebram a Grande Roda e Os Antigos, com perfeito Amor e perfeita Harmonia. A Sianna Aset e Gawen Ausar e toda nossa bela família. Aos colegas de classe e aos dedicados mestres por contribuírem diretamente e acompanharem minha evolutiva trajetória. Jachson Bispo